22/09/2022

HRO recebe mais um equipamento neurocirúrgico de alta tecnologia

O Hospital Regional do Oeste (HRO), administrado pela Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), recebeu mais um equipamento neurocirúrgico. Trata-se do Halo de Estereotaxia, bem como todo o software de alta tecnologia. Assim, será possível realizar procedimentos de altíssima precisão baseado nas coordenadas cartesianas X,Y e Z.

Conforme o coordenador do departamento de neuro do HRO, neurocirurgião Dr. Marcelo Cunha, “o procedimento é realizado com a fixação de um halo de estereotaxia no crânio do paciente sob supervisão anestésica, sem estímulos dolorosos ao paciente e para garantir a precisão do procedimento. Após a marcação do alvo neurocirúrgico em tomografia ou ressonância de crânio, o paciente é encaminhado à sala de cirurgia. Com uma pequena incisão de aproximadamente 1-2 centímetros no crânio, o aparelho permite, através de finas agulhas, coleta de material para biópsias de tumores cerebrais profundos com mínima agressão ao tecido cerebral sadio, drenagem de cistos, inserção de cateteres dentro do crânio com instilação de quimioterápicos ou drenagem de hematomas intracranianos por exemplo. Tudo com precisão milimétrica e de forma minimamente invasiva. Além de maior segurança, essa tecnologia permite menor tempo de internamento ao paciente”.

O material já está disponível para uso no HRO consolidando a busca incessante da instituição em buscar sempre o melhor atendimento e experiência dos nossos pacientes.