19/11/2021

Juntos correndo contra o AVC

A corrida/caminhada contra o AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi planejada com objetivo de promoção à saúde e chamar a atenção para o AVC. O evento ocorre neste sábado, dia 20 de novembro, e o início está marcado para as 8h30 com saída em frente à Praça Coronel Bertaso.

Uma em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida! O AVC pode ser tratado nas primeiras quatro horas e meia do início dos sintomas. Por isso é importante reconhecer os sintomas e buscar atendimento urgente.

Em Chapecó, existe tratamento para o AVC na Unimed e após muita luta o tratamento também está disponível no Hospital Regional do Oeste pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas somente três pacientes por mês chegam nos hospitais a tempo de receber o tratamento.

Por isso essa caminhada/corrida será realizada neste sábado, no centro de  Chapecó, para chamar atenção da população sobre essa doença que incapacita e leva a óbito milhares de pessoas por dia no mundo.

Assim, a atividade não será competitiva. Para garantir a segurança de todos, a corrida terá de ser estilo trote para garantir que todos possam acompanhar e o Departamento de Trânsito e Guarda Municipal possam interditar a Avenida Getúlio Vargas gradualmente.