Cerca de 1 mil colaboradores por dia garantem o funcionamento do Hospital Regional do Oeste
A saúde não tem hora. E manter as portas sempre abertas para atender as necessidades de uma população de 1,5 milhão de pessoas é uma missão que exige o envolvimento de muita gente. É por isso que o Hospital Regional do Oeste (HRO), nosso gigante da saúde, nunca para.
Em 2024, de janeiro a novembro, o HRO teve mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, sendo mais de 46,2 mil atendimentos somente no Pronto Socorro. Durante o período, foram realizados cerca de 136 mil exames de Imagem e 621 mil exames laboratoriais.
A média de internações via SUS passou das 19,4 mil e mais de 12,4 mil cirurgias foram realizadas, além de 3,4 mil partos e cesáreas. A equipe ainda serviu 727 mil refeições e lavou mais de 1 milhão de kg de roupas.
E para garantir o funcionamento de toda essa estrutura, são mais de 1,4 mil colaboradores e 24 horas ininterruptas de trabalho. Todos os dias, em torno de 1 mil pessoas se dividem entre quatro turnos de trabalho, cerca de 650 somente durante o dia, com escalas variadas para atender as 24 horas de funcionamento.
Durante o fim de ano e datas comemorativas, pouco muda. “Para o bom funcionamento do hospital, a quantidade de pessoas mantém-se praticamente a mesma, são 600 colaboradores durante o dia”, destaca a gerente de Recursos Humanos da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), Edione Cristina Vial.
O funcionamento do hospital depende de um esforço conjunto de diversos setores. Na lavanderia, são 49 profissionais; na cozinha, a equipe conta com 8 colaboradores; e no setor de higiene, são 126 funcionários. Juntos, esses times garantem que cerca de 2.050 refeições sejam preparadas e distribuídas diariamente, reforçando o cuidado integral com pacientes, acompanhantes e equipes.
Como forma de valorizar a dedicação de todos, o hospital organiza ações especiais durante o Natal e o Ano Novo. As celebrações começam antes das datas festivas e incluem jantares e almoços especiais nas noites de 24 e 31 de dezembro e almoços no dia de Natal e de Ano Novo. Os cardápios, que já se tornaram tradição, incluem comidas típicas das datas comemorativas e as refeições são servidas não apenas aos funcionários, mas também aos acompanhantes e pacientes.
“Temos somente a agradecer às equipes pelo compromisso e dedicação. A disposição em trabalhar durante os feriados demonstra um compromisso com a saúde da comunidade, refletindo um senso de responsabilidade social”, reforça Edione.
Com a missão de cuidar das pessoas com qualidade, segurança e humanização, a ALVF/HRO segue comprometida para mais um ano de compromisso com a busca pela excelência no atendimento das necessidades da população de todo o Oeste Catarinense.
“Temos somente a agradecer às equipes pelo compromisso e dedicação. A disposição em trabalhar durante os feriados demonstra um compromisso com a saúde da comunidade, refletindo um senso de responsabilidade social”.
Edione Cristina Vial, Gerente de Recursos Humanos da ALVF
Comments