Saúde do Oeste encerra 2024 com saldo positivo
2024 foi um ano de muitas conquistas para a saúde do Oeste Catarinense. E para finalizar o ano, a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) e o Hospital Regional do Oeste (HRO) comemoram mais uma notícia favorável: a aprovação e publicação do Projeto de Lei 0541/2024, que Autoriza concessão do uso do imóvel onde está instalado o HRO pela ALVF.
Publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial, o projeto, de autoria do Governador do Estado, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa e autoriza a concessão do imóvel por 15 anos, além da formalização por dispensa
de licitação, considerando que as entidades são constituídas de fins sociais e
declaradas de utilidade pública.
O Secretário da Diretoria Executiva da ALVF, Douglas Braun, destaca que a concessão também é fruto da dedicação e dos resultados apresentados pelo HRO sob a administração da Associação desde que o Estado assumiu a gestão do mesmo. “São inúmeros avanços e resultados que elevam o patamar da qualidade da assistência em saúde na região. Nosso objetivo é seguir realizando atendimentos de excelência no cuidado com a vida e o bem-estar da nossa população”, destaca.
Em 2024, de janeiro a novembro, o HRO teve mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, sendo mais de 46,2 mil atendimentos somente no Pronto Socorro. Durante o período, foram realizados cerca de 136 mil exames de Imagem e 621 mil exames laboratoriais.
A média de internações via SUS passou das 19,4 mil e mais de 12,4 mil cirurgias foram realizadas, além de 3,4 mil partos e cesáreas. A equipe ainda serviu 727 mil refeições e lavou mais de 1 milhão de kg de roupas.
MELHORIAS CONTÍNUAS
Com o objetivo de aprimorar os serviços e a autossustentabilidade financeira do HRO, em parceria com o Governo do Estado, que assumiu a gestão em maio, 2024 também foi um ano de mudanças.
Algumas delas são a criação de um setor de Gestão de Qualidade, abertura de novos leitos e revitalização de espaços, redução de despesas, pesquisas de clima organizacional, reestruturação organizacional, fortalecimento das lideranças e elaboração de um Plano Diretor.
Entre os resultados estão a redução na média de permanência dos pacientes, que com a melhora de performance e agilidade no atendimento, passou de 5,6 dias para 3,6, uma queda de 35% no tempo anterior. Com isso, a taxa de ocupação teve um aumento de quase 14%.
Outro bom indicativo é o aumento do número de cirurgias eletivas, que apresentou mais de 37% de crescimento, o que impacta diretamente na diminuição da fila de espera por procedimentos cirúrgicos.
Além disso, os anúncios de aportes e novidades já se estendem também a 2025, com a autorização para credenciamento do HRO como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular para 2025; a aprovação de recursos para aquisição do novo equipamento de ressonância magnética e apoio financeiro para impermeabilização da cobertura do HRO, anunciados pelo governador Jorginho Mello em novembro.
Esses avanços são apenas algumas das ações concretas que a ALVF/HRO, com o apoio do Governo do Estado, tem implementado para garantir a melhoria contínua da saúde pública na região Oeste de Santa Catarina. A instituição segue comprometida em 2025 com o cumprimento de sua missão: cuidar das pessoas com qualidade, segurança e humanização.
Kommentare