Hospital é o único no Sul do país a participar de estudo internacional multicêntrico
O neurocirurgião e neurocientista cognitivo espanhol Jesús Martín-Fernández, referência internacional em neurocirurgia cognitiva acordada, está no Hospital Regional do Oeste (HRO) nos dias 15, 16 e 17 de outubro para a realização de três procedimentos visando a ressecção de tumores cerebrais. O especialista estará acompanhado da neuropsicóloga Natalía Maria Navarro Peris.
A cirurgia cognitiva com o paciente acordado tem como objetivo a preservação de todas as funções neurológicas, e a pesquisa de Martín-Fernández vai além, sem restrição apenas a movimentos e fala. Em 2023, ele realizou a primeira cirurgia acordada do mundo usando um teste baseado em inteligência artificial para preservar emoções após a cirurgia de tumor cerebral.
A inovação estudada e desenvolvida pelo Dr. Jesús avalia também as emoções, essenciais para uma adequada interação social, utilizando ferramentas de inteligência artificial. Assim, a equipe de neurocirurgia oncológica do HRO foi admitida na participação do trabalho internacional multicêntrico intitulado: "E-motions Test: Monitoramento e preservação do processamento emocional, cognição social e saúde mental em pacientes com tumor cerebral usando mapeamento cognitivo multimodal".
Porque o HRO foi escolhido?
Experiência da Equipe: A vinda do Dr. Jesús ao HRO foi viabilizada pelo trabalho já desenvolvido pela equipe de neurocirurgia e neurologia, que realiza esse tipo de procedimento há quase uma década.
Estrutura Moderna: O HRO possui um moderno microscópio capaz de utilizar fluorescências (corantes) que delimitam o tumor a ser ressecado. Além disso, conta com a capacidade de transmitir cirurgias ao vivo em alta qualidade para fins educacionais, similar a hospitais como Sírio-Libanês e Albert Einstein.
Integração com Equipes Internacionais: A presença de equipes subespecializadas e a estrutura moderna do HRO permitem interações com equipes de outros países, alinhando-se às mais modernas técnicas micro-neurocirúrgicas praticadas em grandes centros como os presentes na Europa.
Rede de Networking: A interação prática com a equipe de Martín-Fernández aumentará as opções de métodos neurocirúrgicos, criando um networking relevante com neurocirurgiões de destaque no cenário mundial.
Capacitação e Educação: O hospital conta com uma sala equipada com telões e espaço para acomodar até 25 pessoas, construída em parceria com as universidades da região: UNOESC, Unopar, Senac, UFFS, UDESC, Unochapecó. Nesta, durante os procedimentos, neurocirurgiões e neurologistas de outras cidades, bem como acadêmicos locais, estão acompanhando as cirurgias, visando o aprimoramento da técnica neurocirúrgica.
O neurocirurgião Marcelo Lemos Vieira Da Cunha, integrante do departamento de Neurocirurgia e Neurologia do HRO e responsável pelas cirurgias de tumor cerebral, destaca a importância dessa interação internacional para estar na vanguarda das neurocirurgias para ressecção de tumores cerebrais.
“Essa visita importante marca um divisor de águas na Neurocirurgia Chapecoense. Isso tudo é fruto do empenho de todo o departamento de neurocirurgia do Hospital Regional, juntamente com o apoio extremamente importante da direção e órgãos governamentais, valorizando toda uma estrutura montada com dinheiro público em prol de toda a população do Oeste Catarinense”, ressalta Cunha.
O departamento de Neurocirurgia/Neurologia do HRO é especializado no tratamento de tumores cerebrais, AVCs e doenças da coluna vertebral. Atende uma área de cerca de 80 municípios em alta complexidade e conta com protocolos específicos voltados ao bem-estar dos pacientes. Somente em 2023, o setor realizou aproximadamente 130 procedimentos cirúrgicos neuro oncológicos.
A ALVF, administradora do HRO segue construindo planos estratégicos para evoluir cada vez mais o departamento, assim como de todas as outras áreas da alta complexidade, em busca de excelência e referência nos serviços que atendem a toda a população do Oeste Catarinense.
“Essa visita importante marca um divisor de águas na Neurocirurgia Chapecoense. Isso tudo é fruto do empenho de todo o departamento de neurocirurgia do Hospital Regional, juntamente com o apoio extremamente importante da direção e órgãos governamentais, valorizando toda uma estrutura montada com dinheiro público em prol de toda a população do Oeste Catarinense” neurocirurgião Marcelo Lemos Vieira Da Cunha
コメント