História da Associação Hospitalar
Lenoir Vargas Ferreira

A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) é uma sociedade civil de direito privado, fundada em 26 de agosto de 1997, com seus atos constitutivos registrados no livro A 9 sob o nº 2.380 no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Chapecó - SC, cujas atividades são voltadas a prática de filantropia em todas as suas modalidades, sendo igualmente uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 3.796 de 04 de dezembro de 1997, de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 10.739 de 07 de maio de 1998, de Utilidade Pública Federal pela portaria nº 1.570 de 09 de junho de 2004, publicada no diário oficial de 11/06/2004 e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social CCEAS097/2005, renovada até 10 de abril de 2022 pela Portaria 886 de 24 de julho de 2019.

A Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira como entidade prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) administra o Hospital Regional do Oeste (HRO), sendo este referência em alta complexidade para o grande oeste de Santa Catarina.

Além desta, a entidade administra mais duas unidades: o Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), situado no município de Coronel Freitas - SC .

  • Missão institucional

    Ser uma instituição comprometida com a saúde, prestando serviço de excelência para a melhora na qualidade de vida do cidadão.

  • Objetivos estratégicos

    Promover e prestar serviços de excelência para a melhora na qualidade de vida do cidadão, visando à elevação do nível de saúde da população, através de atividades de fins não econômicos;

    Promover o desenvolvimento de programas de saúde de âmbito nacional, estadual e municipal de interesse público, voltado principalmente para os segmentos de saúde;

    Apoiar o desenvolvimento de programação na área de saúde voltada à prestação de serviços essenciais à população de baixa renda;

    Promover a integração com entidades afins, buscando permanentemente cooperação técnica para o alcance de objetivos comuns.

  • Princípios administrativos

    I. Adoção de uma visão estratégica com foco dirigido para a excelência na realização de sua Missão;

    II. Adoção de visão estratégica com foco na qualidade, objetivando:

    1. a. Busca contínua do aperfeiçoamento técnico científico dos seus serviços;

    2. b. Busca permanente da melhoria na gestão dos serviços médicos hospitalares;

    3. c. Satisfação crescente dos seus clientes sintonizada com os interesses da sociedade.

    III. Busca permanente da auto-sustentabilidade;

    IV. Adoção de uma política de recursos humanos participativa e transparente, preocupada com o bem-estar bio-psico-social e espiritual e o desenvolvimento dos seus colaboradores, proporcionando canais de participação em todos os níveis.